Menu
31 de Agosto de 2014

Porto: Paulinho com Robério e Ronaldo

O vereador e presidente da Câmara Municipal de Porto Seguro, Paulo Onish (PTB), o Paulinho Toa Toa, assumiu o apoio às candidaturas de Robério Oliveira (PSD), a deputado estadual, e Ronaldo Carletto (PP), a deputado federal. Na quarta-feira, 3 de setembro, 19 horas, Paulinho e a esposa Roberta, secretário de Governo, reúnem amigos e correligionários na barraca Toa Toa, orla norte da cidade, para pedir votos para os dois candidatos.
Foto

 

Vídeo relacionado

Leia mais ...

Eunápolis: prefeito Neto confere qualidade do asfalto nos bairros

Acompanhado do secretário de Infraestrutura, José Carlos Cruz, o prefeito de Eunápolis, Neto Guerrieri, fiscalizou obras de pavimentação asfáltica em diversos locais da cidade, entre eles, a Rua Leste, no Bairro Recanto das Árvores. O prefeito visitou também os bairros Pequi e Dinah Borges, onde equipes da Infraestutura também asfaltam mais ruas e concluem obras, como uma bela praça. “Eunápolis ainda precisa de asfalto em muitas ruas, saneamento básico e obras de drenagem. Além da valorização dos imóveis, essas obras são essenciais para melhorar a vida das pessoas”, disse o prefeito Neto.

Leia mais ...

Dilma caminha com Rui, Otto e Wagner no Pelourinho

Na visita de Dilma Rousseff (PT), na tarde desta sexta-feira (29), a Salvador, o candidato ao governo do estado, Rui Costa (PT), e ao Senado, Otto Alencar (PSD), da Coligação ‘Pra Bahia Mudar Mais’, fizeram ao lado da candidata à reeleição e do governador Jaques Wagner uma caminhada no Pelourinho. Na Casa do Olodum, Dilma participou de  homenagem à memória dos heróis da Revolta dos Búzios. "Dilma é a presidente que mais investiu na Bahia e o povo baiano retribuirá, dando a ela mais de três milhões  de votos nessas eleições”, disse Rui Costa.

Depois do encontro com Dilma, Rui e Otto seguiram para a o Baixo Sul, onde se juntaram à Caravana 13,  que percorreu as cidades de Camamu, Igrapiúna, Ituberá, Nilo Peçanha e Taperoá. À noite, em Valença, um grande comício da chapa majoritária encerrou a programação da sexta-feira. Neste final de semana, a Coligação também visitará as cidades de Vitória da Conquista, Ipirá, Alagoinhas, Valente, Retirolândia e Conceição do Coité.

Leia mais ...

Datafolha: Marina e Dilma empatam com 34%, Aécio tem 15%

Pesquisa Datafolha finalizada na sexta, 29 de agosto, mostra a presidente Dilma Rousseff (PT) e a ex-ministra Marina Silva (PSB) numericamente empatadas na simulação de primeiro turno da eleição presidencial. Cada uma tem 34% das intenções de voto.

No teste de segundo turno, Marina seria eleita presidente da República com dez pontos de vantagem: 50% a 40%.

Os dados mostram fortalecimento da candidatura Marina, inscrita como cabeça de chapa do PSB após a morte de Eduardo Campos num acidente aéreo, em 13 de agosto.

A pesquisa mostra ainda recuo das intenções de voto em Aécio Neves (PSDB), afastando sua chance de disputar um segundo turno. O tucano tem 15%. Num eventual confronto final contra Dilma, ele perde por 48% a 40% (o Datafolha não investigou a hipótese de segundo turno entre Aécio e Marina).

Juntos, todos os outros candidatos à Presidência somam 3%. Votos nulos ou em branco totalizam 7%. Outros 7% estão indecisos.

A consolidação da candidatura Marina fica evidente na pesquisa espontânea, quando o entrevistador pergunta pelo voto do eleitor sem mostrar a lista de candidatos. Nesse tipo de apuração, as intenções de voto em Marina subiram de 5% para 22%. Com Dilma, o avanço foi de 24% para 27%.

MUDANÇA

O avanço de Marina ocorre no momento em que o Datafolha também detecta uma taxa recorde de eleitores sedentos por mudanças. De cada dez entrevistados, oito afirmam preferir que as ações do próximo presidente sejam diferentes das atuais.

A taxa de desejo de mudança (79%) está três pontos acima da identificada na pesquisa anterior, que já era comparável apenas ao número apurado em setembro de 2002, véspera da eleição vencida pelo então oposicionista Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

REGIÕES

Na análise das intenções de voto por região, o equilíbrio entre Dilma e Marina no primeiro turno desaparece. Marina vence Dilma com folga nas regiões Sudeste, a mais populosa (35% a 26%), e Centro-oeste (39% a 29%).

Dilma, por sua vez, bate Marina com larga margem no Nordeste, a segunda região mais populosa (47% a 31%), e no Norte (46% a 30%). As duas estão numericamente empatadas nos três Estados do Sul (32% a 32%).

REJEIÇÃO - Dilma continua líder em rejeição, com 35% dispostos a não votar nela de jeito nenhum. Nesse aspecto, a vantagem de Marina é robusta: só 15% do eleitorado a rejeita.

FAIXA ETÁRIA - Também há grandes diferenças entre as intenções de voto em Dilma e em Marina nos vários segmentos sociais investigados pelo Datafolha.

Marina vai bem melhor que Dilma entre os eleitores mais jovens, de 16 a 24 anos (42% a 31%); junto aos que têm ensino superior (43% a 22%); no grupo dos que têm renda familiar mensal entre 5 e 10 salários mínimos (44% a 21%); e nas cidades com mais de 200 mil e menos de 500 mil habitantes (38% a 26%).

Já Dilma ostenta vantagem robusta sobre Marina no grupo das pessoas com mais de 60 anos (38% a 25%); entre os que têm ensino fundamental (44% a 25%); no universo dos mais pobres, com renda familiar mensal de até dois salários mínimos (41% a 31%); e nos municípios pequenos, com até 50 mil habitantes (44% a 29%).

RELIGIOSOS - Religião também apresenta diferenças significantes. Os católicos, o maior grupo, preferem Dilma (38% a 30%). Mas Marina tem vantagem mais significativa entre evangélicos de igrejas não pentecostais (44% a 29%) e entre pentecostais (41% a 30%).

O Datafolha ouviu 2.874 eleitores nesta sexta e na quinta (28). A margem de erro do levantamento é de dois pontos para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR 00438/2014

Da Folha de São Paulo

Leia mais ...

Torcedora racista do Grêmio pode ir pra cadeia

A torcedora Patrícia Moreira, do Grêmio (RS), mostrada pela mídia nacional e internacional chamando o goleiro do Santos de ‘macaco’, em claro e intolerável ato de racismo, pode pegar até quatro anos de prisão pelo crime cometido. A ‘patricinha’ foi identificada pelas redes sociais, já perdeu o emprego e vai servir de emblema para a questão que afeta os estádios no mundo.

Leia mais ...

Assassinato de Rielson Lima completa 30 dias sem nenhuma prisão de suspeitos

O brutal assassinato do então prefeito de Itagimirim, Rielson Lima (PMDB), em praça pública, no dia 29 de julho, até agora continua envolto em silêncio, mistério e especulações, mas não houve nenhuma prisão até o  momento. Diversas pessoas ligadas à vítima, testemunhas do crime e supostos suspeitos já foram ouvidos pela polícia. A sociedade protestou nas ruas pedindo justiça. Os caciques do PMDB não tocam no caso, apesar de criticarem a segurança pública no estado. A impunidade continua sendo a regra nos crimes de mando no extremo sul baiano.

Leia mais ...

Caminhada de Paulo Souto e Geddel reúne multidão em Feira de Santana

Uma multidão acompanhou a chapa majoritária da coligação “Unidos pela Bahia”, liderada por Paulo Souto, candidato a governador, Joaci Góes, vice, e Geddel Vieira Lima, senador, na Caminhada 25, que parou o centro comercial de Feira de Santana, na tarde desta sexta-feira (29). “Agradeço o carinho, entusiasmo e a confiança dos feirenses, que vão nos levar à vitória no próximo dia 5 de outubro. Em 2015, vamos iniciar um novo ciclo de desenvolvimento para Feira de Santana e para a Bahia”, disse Paulo Souto, acompanhado do prefeito José Ronaldo e dos candidatos a deputado federal, Zé Chico e Colbert Martins, e estadual, Carlos Geilson e Tom Araújo, na inauguração do comitê da chapa, onde foi concluída a caminhada, em clima de festa na cidade.

Leia mais ...

Veracel Celulose contribui para a formação social de jovens multiplicadores

Trinta e um jovens dos municípios da área de atuação da Veracel Celulose concluíram o curso de formação de Agentes Multiplicadores e Promotores de Cidadania e Desenvolvimento Comunitário e receberam seu certificado durante cerimônia realizada na quarta-feira (27), na RPPN Estação Veracel.

O curso é fruto da parceria entre a Veracel Celulose e a ONG Instituto Mãe Terra (IMT) e teve com objetivo apoiar o desenvolvimento do capital humano e social desses jovens e contribuir para o desenvolvimento comunitário.

Com este curso, os jovens com idade entre 17 e 24 anos foram capacitados para atuar em suas comunidades e colaborar com a indução do desenvolvimento local. O curso teve duração total de 340 horas e abordou os seguintes temas: Projeto de Vida e Identidade, Cidadania e Direitos Humanos, Educação, Trabalho, Meio Ambiente, Desenvolvimento Comunitário, Drogas, Violência, Sexualidade, Família, Cultura, Tecnologia da Informação e Comunicação.

De acordo com o consultor de Relações com as Comunidades da Veracel, Pedro Cardoso, a formação destes jovens surgiu da necessidade da empresa de estabelecer um diálogo constante com as comunidades por onde são realizadas as suas operações florestais e os resultados objetivos foram além do objetivo inicial. “O desenvolvimento da região é um processo contínuo e, quando é feito em conjunto, as ações são potencializadas e se tornam ainda mais sustentável. Por isso, mais do que apenas estreitar o relacionamento com estas comunidades, queremos que cada jovem multiplique as informações aprendidas neste curso com as suas famílias e vizinhos para que o aprendizado seja um agregador de desenvolvimento para a nossa região”, explicou Cardoso durante o evento.

“À medida que as atividades foram desenvolvidas e as relações se fortaleceram, a transformação desses jovens foi notória. Eles passaram a entender as dificuldades de suas comunidades e transformá-las em demandas legítimas, utilizando suas potencialidades para mobilizar soluções de interesse coletivo. Podemos dizer que, agora, eles serão parte das raízes sustentáveis deste desenvolvimento”, completou a gerente de projetos do Instituto Mãe Terra e coordenadora pedagógica do curso, Flaelma Almeida da Silva.

Um bom exemplo disso é a estudante Stephanie Alves dos Santos, 17 anos, que mora na comunidade de Escadinha, em Guaratinga. Após o curso, ela percebeu importantes mudanças no jeito de olhar para si e para a sua comunidade. “Posso afirmar, com certeza, que esse curso foi uma grande experiência de descoberta para cada um de nós. Pude conhecer a fundo os problemas da minha comunidade e isso despertou em mim a vontade de buscar mudanças. Sei que o que somos hoje é, em grande parte, fruto do caminho que percorremos durante a nossa vida. O que vamos ser amanhã vai depender de como vamos percorrer esse caminho”, afirmou a estudante.

Esta atividade faz parte das ações de diálogo ativo entre Veracel e as comunidades de suas áreas de atuação e contribuiu para a formação de oito jovens no munícipio de Porto Seguro, sete em Belmonte, quatro em Eunápolis, quatro em Santa Cruz Cabrália, três em Guaratinga, dois em Itabela, um em Itapebi, um em Mascote e um em Canavieiras.

A especialista em Responsabilidade Social da Veracel, Izabel Bianchi, explica que a proposta do fortalecimento destes laços de relacionamento com as comunidades é ir ainda mais longe. “Sabemos que este é só o início. Por isso, a partir de 2015, estes jovens participarão de um novo curso de formação com foco no associativismo e cooperativismo. A proposta é orientar pessoas da própria comunidade, que conhecem bem a suas realidades, para que eles possam contribuir para o desenvolvimento local”, conclui Bianchi.

 

 

Leia mais ...

Brasil entra em recessão técnica com nova queda do PIB

A economia brasileira encolheu 0,6% no segundo trimestre deste ano, na comparação com os três meses anteriores, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O dado do primeiro trimestre de 2014 – que, ao ser divulgado, em maio deste ano, indicava expansão de 0,2% – foi revisado para queda de 0,2%. Com a sequência de dois trimestres seguidos de queda, configura-se um quadro que os economistas chamam de recessão técnica. A última vez que o Brasil registrou uma recessão técnica foi no último trimestre de 2008 e primeiro de 2009, durante a crise econômica mundial. dO PORTAL g1.

Leia mais ...

Bahia 40 Graus

  • Fundado em novembro de 2012
  • O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
  • Tel.: (73) 3281-6908 / (73) 8148-9300