Menu

SWF file not found. Please check the path.

22 de Dezembro de 2014

Wagner doa ônibus e trator em Guaratinga

O governador Jaques Wagner (PT) visitou Guaratinga, no extremo sul baiano, na tarde deste domingo, 21 de dezembro, completando a agenda que incluiu visitas aos 417 municípios baianos nos 8 anos de mandato. Wagner entregou ao prefeito Kenoel Viana (PV) um ônibus escolar e um trator com implementos agrícolas para facilitar a vida dos pequenos produtores da região.

Leia mais ...

"Companhias aéreas sobem os preços de forma criminosa”, diz secretário de turismo

Já estava na hora de alguma autoridade do ramo abrir o verbo e protestar contra o abuso praticado pela Gol, TAM e Azul, praticamente monopolista das linhas com destino a Salvador e Porto Seguro.

As passagens aéreas originadas de qualquer lugar do país com destino a Salvador e Porto Seguro estão com os preços nas alturas em dezembro e janeiro, como sempre acontece na alta temporada. Para o secretário do Turismo da Bahia, Pedro Galvão, as empresas aéreas praticam preços de forma predatória. “Na alta temporada, as companhias sobem os preços de forma criminosa. Se as passagens fossem mais baratas, com certeza atrairíamos mais pessoas”, afirma.

Leia mais ...

Repasses do SUS para hospitais baianos estão atrasados e virão a menos em dezembro

Hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde agonizam com caixa no vermelho; alguns atrasaram salários e ainda não pagaram o 13º, como o o HLEM, em Porto Seguro, da rede estadual, cujos médicos e enfermeiros ameaçam paralisar atendimento, em protesto.

O presidente da Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia, Ricardo Pereira Costa, afirma que foi informado, na semana passada, de que o Ministério da Saúde não tem recursos para fazer os pagamentos referentes aos procedimentos realizados em outubro por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

O secretário de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Washington Couto, teria informado que, por conta da falta de orçamento (que compromete os repasses), serão pagos apenas 70% dos recursos referentes às atividades de média e alta complexidades. Os 30% restantes de outubro, e os pagamentos de novembro e dezembro ainda estão sem previsão.

"O SUS responde por uma fatia significativa do faturamento dos estabelecimentos da rede suplementar, sobretudo os filantrópicos e os sediados no interior da Bahia", disse o presidente da entidade, citando o fechamento recente do hospital Calixto Midley, em Itabuna, e o Hospital Regional Dantas Bião, em Alagoinhas, que está sem atendimento médico.

Leia mais ...

Itapebi: Prefeitura desobedece juiz e não devolve equipamentos da rádio

Nem na ditadura militar isso aconteceu. Será que não seria o caso de a Polícia (a que obedece a lei) entrar em campo e mostrar que a Constituição ainda serve pra alguma coisa nesse país? 

A invasão ilegal e absurda de uma rádio FM em Itapebi, no extremo sul baiano, seguida de sequestro de equipamentos de áudio, rendeu a Prefeitura uma ordem da Justiça local para que todo o equipamento “apreendido” fosse devolvido em 24 horas; o prazo acabou e os donos da emissora alegam que até a manhã deste domingo, 21, eles ainda não haviam recebido nenhum equipamento.(Fotos: Guto Stolze)

 Invasão e ameaça de morte - O todo poderoso secretário de Administração, Florisvaldo Nunes, liderou a invasão da rádio comunitária Itapebi FM, no dia 4 de novembro passado, chamou a polícia militar e a imprensa para mostrar que quem manda na cidade (e até na polícia) é ele. Nunes foi acusado de ameaçar de morte o radialista Fábio Loureiro, que registrou a ameaça em boletim de ocorrência na polícia civil. O secretário, que já foi vereador, nega a acusação.

Retaliação – Tudo indica que o verdadeiro motivo de a Prefeitura, mesmo sem competência nem jurisdição para isso, ter embargado a rádio e tomado os equipamentos seria uma clara retaliação às críticas feitas à administração municipal nos programas jornalísticos da emissora. Nunes teria comentado nos bastidores que estaria sendo vítima de tentativa de extorsão por parte do radialista.Sede da rádio foi fechada e equipamentos apreendidos. (Foto: Guto Stolze)

 Impunidade - Uma coisa não justifica outra. A Justiça e as leis existem para resolver as questões de forma legal, não de forma truculenta e arbitrária como fez o secretário Nunes. O jogo político deve absorver as críticas da mídia como parte do processo democrático. Há 17 anos, o radialista Ronaldo Santana foi assassinado em Eunápolis e até hoje o crime está impune. Este ano, o jornalista Gel Lopes foi assassinado em Teixeira de Freitas e a polícia ainda nem concluiu o inquérito.

A impunidade faz com que o secretário Nunes se sinta poderoso para praticar a barbaridade que praticou ao invadir a rádio e sequestrar os equipamentos. Tanto assim, que não devolveu nada ainda, mesmo com uma ordem judicial com prazo de 24 horas. Ele já desmoralizou a polícia, agora vai desmoralizar a Justiça. Como a emissora não pertence a nenhum político influente, o imbróglio vai se arrastar.

 

 

Leia mais ...

Paulinho Toa Toa: rei morto, rei posto

Rei morto, rei posto. Essa máxima é implacável na política. O vereador Paulinho Toa Toa (PTB), ainda no cargo de presidente da Câmara Municipal até 31 de dezembro, teve que engolir seco a indicação do rival comercial Beto Axé Moi (PP) para secretário de Turismo de Porto Seguro. Paulinho só ficou sabendo da decisão da prefeita Cláudia Oliveira (PSD) na hora em que ela anunciou o nome de Beto em um jantar de confraternização, na sexta (19), no Hotel Vela Branca. As recentes críticas de Paulinho ao fracasso do turismo em 2014 surtiram efeito contrário.

Leia mais ...

Carros devem ser equipados com novo extintor até dia 31

A partir de 1º de janeiro de 2015, todos os veículos com circulação nacional deverão utilizar os extintores de incêndio tipo ABC. Esta determinação, amparada pela Resolução 333, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) vai permitir maior segurança a condutores e passageiros já que estes equipamentos atuam tanto no combate a princípios de incêndios provocados por líquidos inflamáveis e pane elétrica, quanto no combate a incêndios em materiais sólidos, papéis, madeiras e tecidos. Os novos extintores ainda possuem prazo de validade de cinco anos.

 

Os extintores ABC vão substituir os de pó químico tipo BC, que só poderão ser utilizados até 31 de dezembro de 2014. A regra é válida para carros de passeio, utilitários, camionetas, caminhonetes, caminhão, caminhão trator, ônibus, micro-ônibus e triciclos de cabine fechada. O extintor ABC custa em média R$ 60.

 

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba), quem for flagrado dirigindo veículo sem o equipamento obrigatório, ou que não esteja em bom estado, estará cometendo infração grave, cuja penalidade é o pagamento de multa no valor de R$ 127,69, cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e retenção do veículo até que a situação seja regularizada.

Leia mais ...

Rui Costa fecha a lista dos secretários estaduais

O governador eleito Rui Costa (PT) divulgou na manhã de sexta-feira (19), no Salão de Atos da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, os 11 nomes que faltavam na composição das secretarias de estado. Na terça-feira (16), foram anunciados 14 nomes.

Confira nomes divulgados nesta sexta (19)

Casa Civil: Bruno Dauster

Secretaria da Administração (Saeb): Edelvino Góes (permanece)

Secretaria do Desenvolvimento Urbano (Sedur): Carlos Martins

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti): Manoel Gomes de Mendonça

Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), atual Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração: James Correia (permanece)

Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR): Jerônimo Rodrigues

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação e Aquicultura: Fernanda Mendonça

Secretaria do Turismo (Setur): Nelson Pelegrino

Secretaria da Cultura (Secult): Jorge Portugal

Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi): Vera Lúcia Barbosa

Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM): Olívia Santana

Primeiros nomes

Os 14 primeiros nomes foram divulgados na terça-feira (16). Foram anunciados no dia os nomes de seis secretários que permaneceram nas pastas: Maurício Barbosa, na Secretaria de Segurança Pública (SSP); Osvaldo Barreto Filho, na secretaria de Educação; Nestor Duarte, na Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap); Eugênio Spengler, na Secretária do Meio Ambiente; Manuel Vitório, na Fazenda; Marcus Cavalcanti, na Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). Além disso, alguns secretários já atuavam em outras funções no governo do estado, como Cássio Peixoto, que é presidente da Bahia Pesca e será secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento.

Também foram anunciados na terça: André Curvello, que foi indicado como secretário de comunicação; o cardiologista Fábio Vilas-Boas, que será o secretário de Saúde; Álvaro Gomes, secretário de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte; Josias Gomes, secretário de Relações Institucionais; Geraldo Reis, secretário de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social e Paulo Moreno, Procurador do Estado Geral. Já vice-governador eleito, João Leão, também vai ocupar uma pasta e será secretário de Planejamento. Do G1

Leia mais ...

Prefeita Cláudia muda secretários

PORTO SEGURO - A prefeita Cláudia Oliveira anunciou três novos secretários e duas demissões. O secretário Jailson Ferreira e Terezinha Siviero estavam na lista, mas pularam a fogueira. Roberta Caires deve ser a próxima.

A prefeita de Porto Seguro Cláudia Oliveira (PSD), aproveitou o clima de fim de ano para fazer uma mini-reforma administrativa, ajustando sua gestão ao novo cenário político: a eleição do marido Robério Oliveira deputado e a eleição da nova mesa diretora da Câmara de Vereadores.

A prefeita reuniu a imprensa para uma confraternização de fim de ano, na noite de sexta-feira, 19, no Hotel Vela Branca, quando anunciou as mudanças. Saem dois secretários de confiança: Vonca Gonçalves (Comunicação) e Luís Otávio Borges (Turismo). O destino deles deve ser Vonca no gabinete do deputado Robério e Luís Otávio em um cargo do governo estadual.

Os substitutos são: Cézar Aguiar (Comunicação) e Beto Axé Moi (Turismo). O ex-vereador Gilvan Florêncio foi chamado para ocupar o cargo de secretário de Administração, antes ocupado por Terezinha Siviero, que continua na pasta da Educação. Os três novos secretários moram em Porto Seguro.

Mas a prefeita mantém no cargo a secretária de Governo, Roberta Caires, que apenas decora a gestão, sem produzir absolutamente nada na função. Ou porque não tem o que produzir, ou porque não tem autonomia no cargo.

CÉZAR (COMUNICAÇÃO), GILVAN (ADMINISTRAÇÃO) E BETO (TURISMO), OS NOVOS SECRETÁRIOS

Os novos secretários devem assumir em janeiro do ano que vem. Cézar Aguiar é blogueiro e empresário do ramo gráfico, começou a campanha de 2012 na comunicação do ex-prefeito Jânio Natal, migrando depois para a campanha de Cláudia. É muito atuante nas redes sociais.

Gilvan Florêncio, que assume a Administração, é petista histórico, foi vereador e candidato a vice de Jânio também em 2012. É adversário político (dentro do PT) do presidente eleito da Câmara, o vereador Élio Brasil.

O novo secretário de Turismo, o empresário do ramo de entretenimento Beto Axé Moi (PP), é vice-prefeito de Cláudia e ex-presidente da Câmara na gestão de Ubaldino Júnior. Beto é adversário interno no PP do deputado federal eleito Ronaldo Carletto. O novo secretário de Turismo é ligado ao hoje conselheiro do TCM, Mário Negromonte.

Leia mais ...

Bahia 40 Graus

  • Fundado em novembro de 2012
  • O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
  • Tel.: (73) 3281-6908 / (73) 8148-9300