Menu
30 de Julho de 2014

Prefeito de Itagimirim é assassinado

Vítima de atentado a tiros, o prefeito de Itagimirim, Rielson Lima (PMDB), 51 anos, não resistiu a cirurgia no abdome, no Hospital Regional de Eunápolis, para onde foi levado por uma ambulância do Samu, depois de ser atingido por ao menos quatro disparos de arma de fogo, a queima roupa, por um motociclista não identificado, por volta das 18h55, desta terça-feira, 29 de julho, na praça principal da cidade do extremo sul baiano. Os tiros pegaram no braço, abdome e tórax. A polícia ainda não localizou o atirador.

O óbito foi registrado às 23h10 e o corpo será levado para o IML.Familiares, políticos, correligionários e a imprensa da região acompanharam o desfecho na porta do Hospital Regional. A direção estadual do PMDB  deve se manifestar sobre o crime na manhã desta quarta-feira (30). O fato chocou a população de Itagimirim, de pouco mais de 7 mil habitantes, segundo o IBGE/2010.

Leia mais ...

Publicado decreto que aprova o Plano Estadual do Livro e Leitura

A democratização do acesso à leitura, a valorização da atividade como prática social e o desenvolvimento da economia do livro são os três eixos principais do Plano Estadual do Livro e Leitura (Pell-BA), aprovado pelo Decreto Nº 15.303, assinado pelo governador Jaques Wagner e publicado na edição do Diário Oficial do Estado desta terça-feira (29). O texto completo do Pell-BA está em anexo à publicação, que também altera o Decreto nº 13.394, de 31 de outubro de 2011, o qual instituiu o plano.

Segundo o decreto, o Conselho Deliberativo será composto por 12 membros titulares e 12 suplentes para a elaboração e implementação do Pell–BA, que terá vigência de dez anos. A partir do Plano Estadual do Livro e Leitura, serão desenvolvidos programas do Governo do Estado, articulados com municípios, empresas e instituições do terceiro setor para que as metas propostas sejam alcançadas. O decreto também define as formas de deliberação e decisão do conselho.

O decreto ainda mantém e, se for o caso, prorroga os mandatos dos representantes da sociedade civil com atuação na cadeia produtiva do livro, da Câmara Bahiana do Livro e da Academia de Letras da Bahia até a posse dos membros do Conselho Deliberativo do PELL - BA.

Entre as prioridades para o desenvolvimento do Pell-BA estão a fixação de marcos legais, a institucionalização de uma política para a área do livro e leitura e ainda o fortalecimento dos Colegiados Setoriais do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca do Estado da Bahia, fórum permanente dos setores entre Estado e sociedade.

Leia mais ...

Bahia terá novo Procurador Regional Eleitoral

A chefia da Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) vai mudar a partir da próxima sexta-feira, 1º de agosto, quando Ruy Mello passa a ser o novo Procurador Regional Eleitoral em substituição à José Alfredo de Paula Silva, que foi promovido por merecimento, na carreira do Ministério Público Federal, a procurador Regional da República. Mário Medeiros será o novo Procurador Regional Eleitoral substituto.

Leia mais ...

Eunápolis: chuva gera atrasos nas obras

Previsão da meteorologia é de mais chuva esta semana.

A chuva não dá trégua em Eunápolis, extremo sul baiano, onde chove há quase 30 dias seguidos, com poucos intervalos de estiagem. Por um lado, ajuda a agricultura, por outro, prejudica o cronograma das obras municipais, principalmente asfaltamento e drenagem, além do andamento de dezenas de obras que são tocadas pela Prefeitura em diversos bairros. As vias vicinais na zona rural também sofrem muito com a chuva, mas o secretário municipal de Infraestrutura, Zé Carlos, disse ao Bahia40graus, nesta terça-feira, 29 de julho, que o estado geral das vias na zona rural é satisfatório. Ele informou que esteve na segunda-feira (28) na estrada de Gabiarra e avaliou como boas as condições de rodagem.  

Na cidade, no entanto, muitas obras da Prefeitura estão prejudicadas, como as de asfaltamento, que precisam de tempo bom para ser realizadas, como a ligação Urbis 3 - BR 367; Urbis 3 – Minas Gerais; a antiga Avenida Airton Sena (estrada do estádio Araujão); diversas ruas no Pequi, Dinah Borges, entre outros bairros. As obras de construção civil, como praças, unidades de saúde, quadras de esportes, também têm o andamento prejudicado por conta da chuva constante. “As obras não chegam a ser interrompidas, mas o ritmo fica mais lento com a chuva”, disse o secretário de Infraestrutura. Ele pontua ainda que as obras de drenagem, como a que estão sendo feitas às margens da BR 101 também não avançam devido ao tempo.

Leia mais ...

Porto Seguro: Escola é incendiada e aulas são suspensas em Trancoso

A Escola Municipal Maria dos Anjos, localizada em Trancoso, distrito de Porto Seguro, foi incendiada no domingo, 27 de julho, por um grupo de vândalos. Segundo informações da Polícia Civil, eles colocaram fogo na sala dos professores, próxima à diretoria, e um ar condicionado, um armário, um computador e o forro do teto foram destruídos pelas chamas. Devido ao forte cheiro de fumaça, as aulas foram canceladas na segunda-feira, 28.

A perícia do Departamento de Polícia Técnica, realizada nesta segunda, aponta que o incêndio provavelmente foi iniciado por um grupo de crianças ou adolescentes. O grupo agiu por volta das 12h de domingo, quando o vigia saiu para o almoço. O incêndio só não se alastrou pois foi combatido a tempo por três moradores da região com os extintores do próprio colégio. Por Iara Bastos/A Tarde

Leia mais ...

Eunápolis: campanhas eleitorais só devem começar 15 de agosto

As ruas de Eunápolis, no extremo sul, continuam sem as tradicionais propagandas eleitorais de ocasião (carros plotados e adesivados, banners, cavaletes, placas, panfletagem, corpo-a-corpo, caminhadas, comícios). Nem mesmo os carros de som começaram a tocar jingles e pedir votos para os candidatos. É a campanha mais atípica da história essa de 2014.

Conversando com alguns articuladores políticos, a previsão é de que a campanha só comece pra valer na cidade a partir de 15 de agosto, restando 45 dias para a votação nas urnas. Antes, apenas o noticiário com a cobertura da agenda das chapas majoritárias, movimento esporádico de candidatos a deputado, repercussão de entrevistas à imprensa em geral, facebook e demais redes sociais, comentários políticos, pauta da Justiça Eleitoral e mais nada.

E diversos fatores contribuem para esta paradeira: falta de grana no mercado eleitoral, doadores estão com as barbas de molho, afinal, campanha custa muito dinheiro para ter visibilidade; indefinição jurídica da candidatura do ex-prefeito Robério; as dificuldades dos candidatos governistas Rui Costa (PT) e Otto Alencar (PP), frente o crescimento da oposição na cidade. O fato é que a política não está empolgando mais os eunapolitanos, como outrora.

Leia mais ...

Começa prazo para 1ª prestação de contas parcial ao TSE

Todos os candidatos que concorrem às eleições deste ano, inclusive aqueles que renunciarem, forem substituídos ou tiverem seus registros de candidatura indeferidos, bem como comitês financeiros e os diretórios partidários estaduais – e aqueles municipais que arrecadarem e aplicarem recursos em campanha – deverão apresentar a 1ª prestação de contas parcial à Justiça Eleitoral, no período de 28 de julho a 2 de agosto de 2014.

A 2ª prestação de contas parcial deverá ser apresentada no período de 28 de agosto a 2 de setembro de 2014, contendo a discriminação dos recursos em dinheiro – ou estimáveis em dinheiro – arrecadados para financiamento da campanha eleitoral e dos gastos realizados, detalhando doadores e fornecedores.

As prestações de contas parciais devem ser enviadas à Justiça Eleitoral exclusivamente por meio do Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE), disponibilizado na página de internet do TSE, dispensando-se a protocolização no TRE-BA.

De acordo com Geomário Lima, Coordenador de Contas Eleitorais e Partidárias (COEPA) do TRE-BA, “havendo necessidade, as prestações de contas parciais poderão ser retificadas voluntariamente ou para atender diligência da Justiça Eleitoral. Não será admitida a retificação da primeira prestação de contas parcial após o prazo inicial fixado para a apresentação da segunda parcial e, desta última, após o prazo inicial fixado para a prestação de contas final”.

Em caso de retificação da prestação de contas parcial, além do envio eletrônico à Justiça Eleitoral por meio do Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE), disponibilizado na página de internet do TSE, deve-se ainda imprimir o Extrato da Prestação de Contas que será gerado pelo sistema. O mencionado extrato deverá ainda ser protocolizado no TRE-BA e deverá conter as assinaturas do prestador de contas, do advogado e contador, como também deverão ser juntadas as justificativas e dos documentos que comprovem as alterações realizadas.

Ressaltando ainda que as prestações de contas parciais deverão conter todas as doações (recursos financeiras e estimáveis em dinheiro) e todas as despesas (contratadas/realizadas) ocorridas até a data de entrega, o Coordenador alerta que, “nos termos dos § 1º e § 2º, do art. 36, da Resolução TSE n. 23.406/2014 – que regulamenta a matéria neste pleito – a ausência de prestação de contas parcial e apresentação de prestação de contas parcial que não corresponda à efetiva movimentação de recursos ocorrida até a data da sua entrega, caracteriza grave omissão de informação, que poderá repercutir na regularidade das contas finais”. Informações do TRE-BA.

Leia mais ...

Eunápolis: PM e Civil agem em operação conjunta

EUNÁPOLIS – Um carro e três motos recuperadas, quatro pessoas presas em flagrante. Este foi o saldo da operação conjunta da Polícia Militar e Delegacia de Furtos e Roubos na zona rural de Eunápolis, no fim de semana. A operação intensificou o policiamento em todo o município, desde sábado (26) até esta segunda-feira, 28 de julho, visando reduzir os índices de e violência criminalidade, com foco no combate aos crimes contra o patrimônio. A operação foi realizada enfatizando a zona rural do município, nos distritos de Gabiarra, Colônia e o povoado conhecido como Projeto Maravilha.

Foram 24 horas de ações estratégias e ostensivas em pontos considerados críticos de segurança, mapeados pela PM e Polícia Civil, a partir das ocorrências relatadas pelas vítimas e rondas anteriores. Na operação, foram abordados mais de 200 veículos; uma arma de fogo foi apreendida; recuperados quatro veículos roubados; um veículo apreendido por perturbação do sossego alheio; cinco pessoas suspeitas foram conduzidas à Delegacia Territorial da Polícia Civil, sendo quatro que quatro foram presas em flagrante delito.

De acordo com o major Cleber Santos, comandante da 7ª Cia Independente da PM e o delegado Rodolfo Faro, titular da Delegacia de Furtos e Roubos, as ações serão contínuas, pois são de fundamental importância para resolução dos índices de violência em Eunápolis. 

Veículos roubados recuperados:

- Fiat Strada, Placa Policial NYS 2955, cor cinza.

- CG Titan 150cc, Placa Policial OUY 6430, cor Preta.

- Honda Fan, Placa Policial NTS 7753, cor vermelha.

- Honda Pop 100 cc, Placa Policial OKP 7434.

Leia mais ...

Entrevista de Rui Costa à TV Aratu: críticas a Paulo Souto

O projeto "Vota Bahia", parceria entre a TV Aratu, jornal A Tarde e rádio Metrópole, teve início nesta segunda-feira, 28 de julho, durante o programa "Que Venha o Povo", da TV Aratu, apresentado por Casemiro Neto. O primeiro candidato ao governo entrevistado foi o petista Rui Costa. Com 12 minutos para apresentar ideias, Rui respondeu a pergunta do apresentador (que será feita aos demais entrevistados) sobre o por quê ele é o mais preparado para assumir o governo. "Eu conheço a Bahia de quem estudou em escola pública. Tenho uma história de superação. Tem um slogan na minha campanha 'Saúde mais perto de você', pois quero levar saúde para todos", disse.

Rui falou também sobre o candidato da oposição, o ex-governador Paulo Souto (DEM). Para ele, o ex-governador da Bahia conhece o estado, mas não cuidou. "É evidente que ele conhece [a Bahia], mas não cuidou. A Bahia precisa de grandes projetos. Estamos construindo rodovias, ferrovias, aerovias que rendem emprego para a população. Paulo Souto não tomou iniciativa do metrô. Jaques Wagner [governador] foi lá e tomou", disse ele. 

Leia mais ...

Bahia 40 Graus

  • Fundado em novembro de 2012
  • O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
  • Tel.: (73) 3281-6908 / (73) 8148-9300