A 7 dias da festa, Ministério Público pede cancelamento do Pedrão em Eunápolis

Compartilhe

Montagem da estrutura já está bem avançada, com interdição da BR-367. A estimativa de público médio é de 100 mil pessoas por dia.

Faltando apenas 7 dias para a realização da maior festa junina do extremo sul da Bahia, que acontece desde 2005, o Ministério Público estadual (MP-BA) ajuizou na 1ª Vara da Fazenda Pública local uma Ação Civil Pública, assinada em 21 de junho, pedindo que a Justiça determine, imediatamente, o cancelamento do Pedrão. O MP-BA alega, entre outros pontos, que o município de Eunápolis está realizando o evento fora da dotação orçamentária prevista para eventos culturais em 2022.

Todas as contratações da festa já foram feitas pela prefeitura ou estão sendo finalizadas. Barracas, restaurantes, ambulantes, o comércio em geral, já investiram na expectativa do impacto econômico positivo que o evento traz, segundo a prefeitura estimado em R$ 50 milhões, além empregos diretos e indiretos. O Pedrão só deixou de ser realizado na cidade em 3 ou 4 edições, duas delas por conta da pandemia. Em nenhuma delas por decisão judicial.

A ação é assinada pelo promotor de Justiça Rodrigo Rubiale. O Pedrão está divulgado em outdoors, mídia programada, rádios, sites e TVs. A festa acontece de 29 de junho a 3 de julho, em uma megaestrutura montada na BR-367, tendo como atrações grandes nomes da música, como Wesley Safadão, Amado Batista, João Gomes, Bel Marques, entre outros. 

PROCURADORIA

A Procuradoria do município informou que ainda não recebeu nenhuma notificação sobre a ação.